12.12.11

ben jamim

talvez não tenha idade para andar por aqui
mas como nasceu com cara de velhinho,
o porteiro porque insiste, anti-herói-reformado, nem reparou.

ben jamim nasceu hoje e já agradece que o tratem por jamim porque mais diminutivos que este não serão decerto toleráveis. avisa.
se pouca gente conhece os contornos do seu nascimento para além do amor e da fadiga-feliz, sabe-se que nasceu com carinha de sono de quem não dorme há cinco dias, e com o penteado da moda mesmo antes de saber ao que vinha. e que é precioso! como todos os bebés que tiveram a finura de nascer ainda, num ano como o que corre. 
a ben jamim não lhe falta a audácia nem a imperturbabilidade dos heróis do seu tamanho. não fossem os movimentos breves com que já reconfigurou todo um agregado familiar, alegrou uma família e alargou outras também.
e ainda que em forma seja pequenino-e-assim, já descreve com detalhe, a configuração certa de um bebé, os perfis psicológicos mais prováveis ou os seus filamentos futuros. depois, enceta silêncios demorados enquanto perfura com os seus dedinhos, as parecenças e projecções de cada um, em si. e para os mais abismados, fez-lhes até um desenho. um desenho de si.
já se vê que ben jamim nasceu a saber moldar muitas arestas ao mundo. mas ninguém sabe que sim e sobre isso ele não se descose



a ti jamim, o melhor de tudo e de todos.



3 comentários:

  1. Que bom que é saber do cheirinho de um bebé assim por perto e como é instantâneo o balão de esperança que nos nasce cá dentro!
    Agarro, comovida, essa notícia. Na árvore mais um sapato, na mesa mais um prato, no cabide mais um casaco.
    Nos corações, alegria sem fim e sem conta.

    ResponderEliminar
  2. Uma prenda maravilhosa para um dia especial.....amei. :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.